Artesanato do Rio de Janeiro

Polo criativo e berço da modernidade

Conheça o estado do Rio de Janeiro que é muito mais do que o berço do samba e da bossa nova, ou local da famosa estátua do Cristo Redentor _ uma das sete maravilhas do mundo moderno. Há muita criatividade e arte espalhadas pelo território fluminense. Dos barquinhos coloridos feitos em madeira caixeta, em Paraty, às colchas, almofadas, panos de prato e toalhas em patchwork e bordado feitos na região noroeste do estado, passando pela pintura em seda, impressão de madeira e ourivesaria, em Visconde Mauá. Sendo o braço forte do artesanato do Rio de Janeiro.

Números do Artesanato no Estado

+ 10 Técnicas de artesanato

Artesãos em destaque

 
  • Rosangela Jotta

    Carioca de coração e caiçara de coração. Sua trajetória no mundo das artes começou na infância, na periferia do Rio
    de janeiro, desenhando e bordando. Há 35 anos a artista plástica reside em Paraty- onde vem aprimorando suas técnicas e se inspirando pelas belezas naturais e culturais da região. Atualmente, em sua arte, aplica todas as técnicas que aprendeu ao longo da vida, em especial a mais recente delas- a esqueletização de folhas- com a qual trabalha desde 2015. O resultado é uma obra inusitada, que encanta pela simplicidade e desperta novos olhares para o natural do artesanato do Rio de Janeiro

  • Monica Carvalho

    O Atelier Monica Carvalho vem contribuindo desde 1998 na conscientização da preservação da flora por meio do
    artesanato. Sementes, fibras, pedras e toda sorte de sobras orgânicas são resgatadas de forma consciente e sustentável, transformadas em painéis, esculturas, objetos de decoração, bolsas e bijoux. Tendo como suporte as técnicas artesanais perpetuadas por povos tradicionais, o resultado é um trabalho sofisticado, contemporâneo, que alerta para a urgência de uma nova postura e responsabilidade para com o planeta.

  • Euzi Licasalio

    Mestre artesã ceramista. Iniciou seu trabalho no ano de 2002, através de um programa social que visava qualificar e resgatar a autoestima de mulheres afastadas do mercado de trabalho. Tornando-se uma das primeiras multiplicadoras da arte cerâmica em Campos dos Goitacazes, Rio de Janeiro. Sua obra se conecta com a natureza através do seu processo de trabalho criativo.

  • Thomaz Brasil

    Desde 2007, produz objetos decorativos e utilitários aliando o antigo ofício da tornearia manual em madeira a uma visão autoral contemporânea. As peças, feitas a partir de madeiras coletadas e/ou recicladas, têm design que dá destaque à própria madeira. Thomaz Brasil é professor de tornearia em madeira e tem objetos premiados em eventos e exposições, colaborando para o artesanato do Rio de Janeiro.

Por dentro do Artesanato | Rio de Janeiro

Parceiros do Artesanato | Rio de Janeiro

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto