Artesanato do Maranhão

Natureza exuberante e autenticidade cultural

É encantador o talento do Maranhão reunir tantas diferentes influências culturais. A arquitetura, junto com as tradições africanas e indígenas, apresentam parte da riqueza cultural desse estado. O artesanato do Maranhão é um terreno fértil ao explorar e materializar, de forma criativa, a memória das vivências culturais impactantes.

Números do Artesanato no Estado

+ 1280 Peças de tipologias diferentes
+ 60 Mulheres artesãs

Artesãos em destaque

 
  • Marilene Pereira

    Desde os 8 anos, ela faz renda de bilro, presidente da Associação das Rendeiras do município da Raposa e luta pela preservação do artesanato em bilro. Para ela é uma importância muito grande de ser reconhecida como mestre artesã. “Jamais eu iria imaginar que chegaria a ser mestra. Tudo que eu fiz e faço é preservar e ensinar a cultura e o legado que foi passado para mim, através da minha mãe. Espero que essa arte nunca venha acabar”, afirma Marilene.

  • Raimundo Coroinha

    Mestre de Coroatá, trabalha há mais de 30 anos no artesanato na área dos santeiros, com esculturas em madeiras, pirogravuras e imagens religiosas místicas. Ele atua junto à comunidade repassando seu saber e mantém grupos de cultura popular.

  • Tânia Lúcia Soares

    Do bairro Madre Deus, ela é uma exímia artesã bordadeira, que através de miçangas e canutilhos desenvolve sua arte. “Ser artesã do bumba-meu-boi é uma das maiores resistências da cultura popular maranhense, pois através do nosso trabalho conseguimos perpetuar os saberes para as próximas gerações”.

Por dentro do Artesanato | Maranhão

  • Cidade dos Azulejos: Patrimônio Imaterial

    A arquitetura colonial da capital São Luís, também conhecida como a “Cidade dos Azulejos”, é um convite para a lentidão do caminhar. Seu repertório de azulejaria é um registro da dominação moura na história de Portugal trazida na colonização do Brasil.

  • Grupo de artesãs: Buriti Arte – Mulheres de Fibra

    O grupo Buriti Arte - Mulheres de Fibra, formado por artesãs que têm no artesanato a principal fonte de renda. Produzindo peças que são comercializadas em feiras e lojas em todo território nacional, os produtos possuem acabamento técnico primoroso e qualidade estética.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto