Artesanato da Bahia

A cultura como espetáculo

Entenda o porquê desse estado ser tão conhecido pela sua riqueza e diversidade cultural inclusiva. O artesanato da Bahia funciona como a ponte que liga os saberes ancestrais aos gostos, desejos e humores do estado em nosso tempo. Conheça a variedade de fibras como o buri,  o capim estrela, a taliça de piaçava, a junça, o junco e o talo de coqueiro.

Números do Artesanato no Estado

+ 10 Polos de artesanato

Artesãos em destaque

 
  • Manoel Messias

    O mestre Manoel Messias é ceramista e mescla em suas peças o universo afro-brasileiro e técnicas tradicionais da cerâmica japonesa, criando tanto objetos utilitários quanto peças escultóricas. Nasceu em Sergipe, em 2 de março de 1950, e sua família mudou-se para Salvador quatro anos depois. Cresceu entre os bairros da Liberdade e da Lapinha, vivendo a cultura negra, as festas da Independência da Bahia e seus caboclos, os presépios e tantas manifestações populares. Foram os presépios, na infância, que lhe despertaram o desejo de modelar as primeiras peças no barro.

  • Mestre Reginaldo Xavier

    Reginaldo Xavier é mestre na arte da cerâmica. Amante da beleza, sua vida é dedicada à criação de esculturas cheias de delicadeza, como bustos femininos, santos, sereias, pratos, caixas, maçãs e outras figuras suavemente coloridas.

  • Mestra Selma Calheira

    Mestiça de índio nascida em Ibirataia, esta artista plástica, fundadora da Cores da Terra, capacita artesãos locais para criar primorosos objetos de cerâmica com pigmentação natural cheios de sentido para encantar casas mundo a fora.

Por dentro do Artesanato | Bahia

Downloads

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto