Maranhão

Maranhão: Natureza exuberante e autenticidade cultural

Natureza exuberante e diferentes tradições culturais.


O Maranhão oferece um roteiro pleno de sensações; de muita experiência com uma natureza exuberante e com diferentes tradições culturais.

Maranhão e suas paisagens

As espetaculares paisagens dos Lençóis Maranhenses prometem prazeres e aventuras.
Com uma vasta área de dunas de areias brancas, lagos e lagoas de águas cristalinas, a região é conhecida como “deserto brasileiro”. A importância dessa beleza é reconhecida e a região é protegida como unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

Saberes e Fazeres

O encantamento com a cultura

A originalidade da cultura maranhense, com as misturas de diferentes influências de sua formação, oferece conhecimento sobre a nossa própria história.

O Maranhão possui no seu DNA os ingredientes marcantes de nossa brasilidade: a cultura de seus povos originários, as interferências da colonização portuguesa, as aventuras dos empreendimentos franceses e holandeses e a potência da cultura africana, que mesmo em diáspora, semeou seus saberes por todos os territórios por onde foi levada a caminhar.

O conjunto arquitetônico do centro histórico de São Luís, com os seus casarões construídos no século XVII e XVIII, é tombado. Em 1997, a cidade recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Parte da história do Brasil é contada por meio dos registros materiais recolhidos no Estado do Maranhão. A arte, a arquitetura, o design e o artesanato participam da construção das narrativas criativas da riqueza dessa cultura.

A azulejaria portuguesa

A arquitetura colonial da capital São Luís, também conhecida como a “Cidade dos Azulejos”, é um convite para a lentidão do caminhar. Seu repertório de azulejaria é um registro da dominação moura em Portugal trazida com a colonização do Brasil. O uso dos azulejos nas fachadas é um convite ao flanar e é considerado como uma das produções mais originais da cultura portuguesa.

Nas superfícies dos azulejos e das telhas, os artesãos exaltam a beleza dos detalhes das dezenas de casarões de origem portuguesa, ressaltando a importância desse pedaço da história contado há mais de 400 anos.

Maranhão: Modos de viver, criar e produzir

Sincretismo cultural

É característica do talento maranhense saber reunir diferentes influências culturais e com elas criar uma estética original.
Além da arquitetura, toda a cultura do Maranhão tem muita força comunicacional. Uma de suas manifestações mais marcantes é o bumba-meu-boi, que mistura tradições africanas com indígenas.
A festa inspira as produções de diversos segmentos e de diferentes técnicas artesanais. As fantasias e adereços combinam cores marcadamente fortes, intermediadas pela ausência de cor com o uso do preto, criando um contraste gráfico impactante que expressa um sincretismo alegremente tropical.

Maranhão: Modos de viver, criar e produzir

Buriti Arte - Mulheres de Fibra

O grupo Buriti Arte – Mulheres de Fibra, formado por artesãs que têm no artesanato a principal fonte de renda. Produzindo peças que são comercializadas em feiras e lojas em todo território nacional, os produtos possuem acabamento técnico primoroso e qualidade estética. Como resultado do empenho, resiliência e competência das artesãs, o grupo já foi contemplado com o prêmio Top 100, certificado pelo Sebrae.

Maranhão: Modos de viver, criar e produzir

Das delicadezas do rendar

As mãos humanas do artesanato do Maranhão criam belezas, expressam a vontade de enfeitar o mundo, vesti-lo para a festa da vida, usar suas rendas, seus bordados e as preciosidades de sua natureza.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto