Artesanato de Minas Gerais

Berço de riquezas naturais e talentos

Conheça melhor o estado de Minas Gerais que recebeu esse nome pela riqueza e variedade das suas minas de ouro, ferro, prata, bauxita, manganês, estanho, níquel, esmeraldas, diamante, calcário, quartzo etc., mas que possui tanta ou mais riqueza em seu povo e em sua arte.

O artesanato de Minas Gerais tem integrado a cultura do território por gerações, produzido uma bioeconomia e gerado renda para as suas comunidades. A criatividade mineira descortina novos horizontes para o artesanato de Minas Gerais.

A herança deixada pelo mestre Aleijadinho, nascido Antônio Francisco Lisboa, se tornou um marco para as novas gerações de artesãos artistas. Objetos decorativos são confeccionados em diversos materiais, como papéis, tecidos e, o mais conhecido deles em Sabará, as chapas metálicas banhadas em ouro ou prata.

Artesãos em destaque

 
  • Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha

    O Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha é uma entidade composta pelas associações de artesãs das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí, que se uniram motivadas pela afinidade, pela relação com a terra e pela maneira como transformam barro em arte. Através da arte essas artesãs expressam suas tradições, suas histórias e o seu jeito de ser e de viver. E são responsáveis por controlar, proteger e promover a estratégia e marca território Vale do Jequitinhonha.

  • Central Veredas

    A Central Veredas, com sede localizada na cidade de Arinos, noroeste de Minas Gerais, é composta por oito núcleos produtivos distribuídos entre os municípios de Natalândia, Sagarana/Arinos, Bonfinópolis de Minas, Riachinho, Serra das Araras/Chapada Gaúcha, Urucuia, Uruana de Minas e Arinos. Esses núcleos estão organizados numa Rede Solidária de produção, fruto do trabalho de aproximadamente 100 artesãos. Atualmente, os núcleos produtivos e os artesãos produzem de acordo com sua essência, criatividade, inspiração e a cultura do Território Grande Sertão Veredas. Trata-se do artesanato tradicional, ou seja, técnicas adquiridas aos longos dos anos que foram passadas de pai para filho, geração por geração, com referencial de qualidade. Todos os produtos são produzidos de forma ecologicamente correta, explorando riquezas e recursos naturais da região.

Por dentro do Artesanato | Minas Gerais

  • Vale do Jequitinhonha: artesãos e seu território, uma homenagem

    Conheça um pouco do Vale do Jequitinhonha: Território de Riquezas Localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil, o Vale do Jequitinhonha é uma área riquíssima em beleza natural e possui uma vasta riqueza cultural. História e Exploração Mineral: A história desse território e o Rio Jequitinhonha, que atravessa suas terras, desde […]

  • Catálogo Artesanato Minas Gerais

    A riqueza cultural de Minas Gerais se manifesta na história, arquitetura e gastronomia. A abundância e a diversidade das matérias-primas se transformam em um artesanato singular. O Catálogo de Artesanato de Minas Gerais foi criado em 2004 pelo Sebrae Minas e, ao completar a sua sétima edição, se consolida como uma importante vitrine para o segmento no Estado

Downloads

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!