Artesanato do Rio Grande do Norte

Estrela do litoral brasileiro

Variedade e pluralidade do artesanato do Rio Grande do Norte

Se encante com o estado do Rio Grande do Norte, estado da estrela singular e dos saberes plurais. Cerâmica, bordados, madeira entalhada, redes, artigos de couro e garrafinhas de areia colorida dão vida à variedade e excelência de seus produtos que compõem o artesanato do Rio Grande do Norte. As rendeiras encantam a todos com sua paciência e gestos durante a produção de seu artesanato. Elas são parte importante das referências da famosa renda nordestina.

Artesãos em destaque

 
  • Dona Miraci Felipe

    A cerâmica autoral de Dona Miraci Felipe tem a sua produção espalhadas pelo mundo afora. Em 2010 Dona Miraci Felipe foi escolhida uma das 10 melhores artesãs do Brasil. A cor azul funciona como marca de seu estilo reconhecido e valorizado pelos consumidores que buscam a exclusividade da assinatura nas peças artesanais e no artesanato do Rio Grande do Norte.

  • Neném de Chicó

    O mestre artesão Francisco de Azevedo conhecido popularmente como Neném de Chicó nasceu na cidade de Jardim do Seridó a 22 de fevereiro de 1950. Seu primeiro contato com o artesanato se deu com Júlio Cassiano, que fabricava santos e bandinhas de música. Francisco de Azevedo montou em um quarto de sua própria casa um ateliê no qual começou a trabalhar as suas esculturas em madeira, inovando a partir da base aprendida com Júlio Cassiano e criando o seu próprio estilo de construção de escultura.

  • Maria de Lourdes de Lima

    Maria de Lourdes de Lima, a Vó Maria, é mestra e uma das guardiãs da arte de tecer bilros no estado.  Nos anos 90, percebendo que a prática estava perdendo forças na Vila de Ponta Negra, vó Maria com apoio do seu filho e de um grupo de rendeiras formaram um grupo em sua casa para praticar, trocar ideias e servir como base para troca de saberes. Assim, há mais de vinte anos o núcleo de rendeiras da Vila de Ponta Negra reúne-se de segunda a sexta feira para rendar e conservar esse patrimônio imaterial vivo.

Por dentro do Artesanato | Rio Grande do Norte

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto