Artesanato de Mato Grosso

Berço das espécies e dos saberes tradicionais

As barreiras geopolíticas não estancam rios, não definem limites das florestas, não impedem a cultura de transitar livremente entre os territórios. Os trabalhos desenvolvidos pelos povos originários, pelos mestres, pelos artesãos, pelos artistas que vivem no Estado do Mato Grosso são o exemplo que mantém vivo o sentido de verdade dessa tese.

A arte de lata, de Lupércio dos Anjos, a cerâmica presente nas galinhas d´angola de Cleide Antunes, nas peças de Lucileicka da Silva e nos vasos com rostos indígena e negro do mestre Omar, a tecelagem presente no trabalho das redeiras, a arte de trançar fibras presente nas esteiras, redes, balaios, chapéus e peneiras, as esculturas em madeira feitas pelos índios Mehinakos, a viola-de-cocho, que é bem imaterial reconhecido pelo Iphan, e as fibras de buriti, tucum, taboa, milho e bananeira presentes nas peças das Mulheres de Fibra, são alguns dos muitos produtos que ilustram e materializam a riqueza e a diversidade desse povo.

Números do Artesanato no Estado

+ 50 Artesãos
+ 5 Técnicas de artesanato

Artesãos em destaque

 
  • Mestre Junne Fontenele

    Cerâmica escultural Em todo o trabalho do artesão ceramista Junne Fontenele a matéria prima utilizada é o barro. As peças são moldadas manualmente sem o uso de muitas ferramentas. Nem mesmo o torno é utilizado por este artesão que imprime em suas peças o estilo realista contemporâneo, com temas sociais da atualidade, reproduzindo em suas peças expressões do
    cotidiano de comunidades ribeirinhas, povos indígenas, manifestações folclóricas do estado de Mato Grosso.

  • Mestra Lucileicka David

    A arte do manuseio da argila para produção do barro é milenar, sendo umas das técnicas mais utilizadas e difundidas ao redor do mundo pela facilidade em se encontrar a matéria prima e pela versatilidade na produção de peças. As peças de cerâmica são confeccionadas a partir do manuseio do barro, com ou sem o uso do “torno”, possuindo diferentes técnicas de elaboração, esmaltação e temperaturas de queima que traduzem um pouco da identidade do mato-grossense. A artesã ceramista Lucileicka David, produz desde peças utilitárias a peças decorativas, porém todas feitas manualmente uma a uma, por isso a não existência de uma simetria perfeita. Cada peça é única.

  • Mestre Marcelo Bispo

    No estado de Mato Grosso é grande o número de peças produzidas em madeira. Uma das madeiras mais utilizada é a Teca, pelo fato de ser uma madeira leve e macia o que facilita o entalhe das peças, mas isso pode variar conforme o tipo de peça a ser produzida e disponibilidade de matéria prima. Atenta-se para o fato de que toda madeira usada segue critérios de cuidado ambiental, respeitando a natureza e evitando uma coleta predatória. Dentre os trabalhos do artesão Marcelo Bispo se destacam os animais entalhados em madeira que representam a fauna brasileira e em especial do pantanal mato-grossense.

Por dentro do Artesanato | Mato Grosso

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!