Artesanato de São Paulo

Laboratório criativo da inovação

Se encante com São Paulo que reúne, em seu território, uma grande diversidade de povos, geografias, culturas e tradições. Além da força de sua economia, São Paulo também produz, recebe e divulga cultura. E muita!

As raízes da arte popular, como a música de Adoniram Barbosa, interagem com diferentes culturas e com elas produzem a vanguarda moderna vista na arte de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Volpi e Tomie Ohtake.

Artesanato de São Paulo: O colorido da cestaria feita na aldeia indígena Boa Vista, em Ubatuba; o polo de arte cerâmica, no município de Cunha; a marcenaria, em Bebedouro; as bordadeiras da Linha Nove, na Vila Leopoldina, na capital; os trançados com palha de milho crioulo das mulheres de Guapiara; os objetos com fibra de bananeira produzidos pelas artesãs da Banarte; as travessas em formato de folhas feitas em cerâmica pelo grupo Art Looze, em Apiaí, são só alguns dos muitos talentos dessa gente criativa que compõem o cenário do artesanato de São Paulo.

Números do Artesanato no Estado

+ 2500 Entidades cadastradas
+ 92000 Artesãos registrados pela Sutaco

Fonte: Cidade de São Paulo

Governo de São Paulo

Artesãos em destaque

 
  • Cleide Toledo

    A Mestra Artesã Cleide Toledo faz seu trançado com taboa – trata-se de uma planta aquática – e reside na capital de São Paulo. A mestra buscou atuar para atenuar as adversidades passadas pelos artesãos durante a pandemia e criou a Vitrine do Artesanato Paulista, plataforma virtual disponível para os artesãos paulistas cadastrados exporem seus produtos.

  • Elizabeth Horta Corrêa

    Conduzido pela mestra Elizabeth Horta Corrêa, o grupo Nhanduti de Atibaia se dedica à renda Nhanduti, também conhecida como Tenefire ou Sol, por ser sempre circular,​ surgiu do desejo de manter viva a arte tradicional da Renda. Esse sítio é um convite para você mergulhar no universo de uma arte feita por mãos brasileiras que, transitando entre o passado e o presente, criam peças delicadas, belas e cheia de história.​

  • Jorge Nonaka

    Jorge Nonaka domina a arte Kirigami há mais de 10 anos, por meio de cortes e dobras numa folha de papel crio figuras tridimensionais. O que começou como hobby, encontrou nos saberes dos ofícios artesanais um novo caminho para a sua vida. A partir de 2018, começou a atuar profissionalmente com o Kirigami, e o hobby se tornou um Negócio feito com muita paixão e competência.

Por dentro do Artesanato | São Paulo

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!