Artesanato da Paraíba

Um jeito criativo de viver

Se apaixone por um estado que tem força e personalidade na arte de reunir referências da tradição nas diferentes expressões culturais. Da arte de Jackson do Pandeiro ao Selo de Indicação Geográfica da Renda Renascença, o estado se destaca culturalmente e mantém suas raízes fincadas no legado de sua história. Lá, a natureza funciona como um ateliê a céu aberto para o talento criativo dos artesãos paraibanos. A matéria prima pode vir dos coqueiros, cujas fibras se adequam aos finos trançados de Pitimbu. Conheça também as famosas bonecas de pano da Paraíba que completam o artesanato da Paraíba.

Artesãos em destaque

 
  • Mestra Zefinha

    O artesanato de Pitimbú expressa um saber tradicional brasileiro de complexa técnica perfeitamente executada, ao longo de mais de 30 anos, por Maria José do Nascimento, mestra Zefinha.

  • Maria Fialho

    A artesã Maria Fialho aprendeu desde pequena a renda filé. Desde 1999, além de produzir, continua repassando seus conhecimentos para que as técnicas artesanais se mantenham fortes na cultura contemporânea, compartilhando suas experiências de pioneirismo com a renda filé da Paraíba.

  • Nené Cavalcanti

    Iniciou o seu processo criativo utilizando o barro desse solo ela elabora com riqueza de detalhes o colorido de rosas, os detalhes dos fuxicos, a textura das flores. Com uma alquimia de argilas Nené derrama todas as outras cores sobre as peles, roupas e adornos, sem ter que pintá-los.

Por dentro do Artesanato | Paraíba

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!