Artesanato do Rio Grande do Sul

Grandeza de atributos naturais e culturais

 

Se encante com o estado do Rio Grande do Sul cuja amplidão das paisagens, a beleza dos recortes das montanhas e a impactante vista dos Cânions se somam à genialidade dos talentos incomuns que formam a marca RS. O Rio Grande do Sul tem sua matriz cultural construída pela história de diferentes origens étnicas. Isso faz do artesanato do Rio Grande do Sul a expressão mais genuína da autenticidade popular, fusão de várias culturas, sendo passado de geração em geração, materializando originalidade e, com a sabedoria das técnicas, revelando sentimentos.

Os cobertores, agasalhos, tapeçaria e decoração, o tricô gigante, ambos feitos com lã de ovelha, as técnicas de entalhe, a escultura e o calado, utilizados na manipulação do chifre e do osso, além dos diversos produtos de couro produzidos pelos guasqueiros, são exemplos da ligação entre o artesanato do Rio Grande do Sul e a criação animal. Além disso, a produção das famosas cuias de chimarrão, os produtos feitos com escamas e couros de peixes e as lapidações artesanais das gemas gaúchas dão vida a produtos que ilustram a criatividade e a arte de seu povo, dando características únicas ao artesanato do Rio Grande do Sul.

Números do Artesanato no Estado

+ 10 Técnicas do artesanato campeiro

Artesãos em destaque

 
  • Raul Sartor Filho

    Artesanato do Rio Grande do Sul

    Iniciei como artesão em 2000 trabalhando com couro cru. Em 2003, resgatei e agreguei a prataria ao couro cru. Em 2013, fui convidado para representar o Brasil na Argentina. Em 2017, criei uma escola que ensina o oficio. Em 2018, criei um encontro internacional que está indo para terceira edição em 2023.

    Trabalho com peças exclusivas em prata. Iniciei resgatando peças de uso e do cotidiano gaúcho, como: bombas de chimarrão, cabo de faca, adornos da pilcha gaúcha. Após divulgação via internet minhas peças ganharam o mundo e hoje confecciono além de peças tradicionais, canetas, tinteiros, quadros e outros. Trabalho com prata, couro cru, madeira. Fundição, laminação, solda, lima, lixa, cinzelado e acabamento.

Por dentro do Artesanato | Rio Grande do Sul

  • Associação Canoa

    Resíduos industriais de borracha se transformam em peças de design pelas mãos de 20 artesãs de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

  • Araucária arte e lã

    Grupo de artesãs, tendo a lã como insumo principal de seu trabalho, visando a sustentabilidade.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto