Artesanato do Amapá

O tesouro mais bem preservado da floresta

Artesanato do Amapá

Encante-se com um estado que transformou suas fronteiras em um tesouro de culturas e etnias, atraindo olhares de todo o mundo. O Amapá ostenta uma riqueza arqueológica e uma biodiversidade protegida que abrange 70% do território. A autenticidade dessa região se reflete no vibrante artesanato no Amapá, uma expressão genuína de criatividade e identidade do artesanato amapaense.

Números do Artesanato no Estado

+ 650 Artesãos cadastrados no SICAB

Fonte: SICAB

Artesãos em destaque

 
  • Família Moraes

    Os padrões utilizados relatam a longa história da nossa ancestralidadeOs grafismos das pinturas revelam um sentido de beleza atávica que vive em misteriosa sintonia com os padrões da arte clássica ocidental. 

    Responsáveis por resgatar a arte dos povos originários do Estado do Amapá, a família do artesão José Vicente Moraes, de 61 anos, se dedica há 30 anos à produção artesanal, especialmente inspirada nos saberes e nas referências culturais das comunidades pré-colombianas. Junto de sua esposa, Elenir, e de sua filha Ezequieliintegram a Associação Maracá Cunani, com mais 18 artesãos locais

  • Paulo Mendes de Moraes

    artesão Paulo Mendes de Moraes, trabalha há mais de 30 anos com cerâmica e diz que herdou do pai o dom e a técnica. Sua especialidade são vasos decorativos e esculturas de imagens sacras. 

    “Um dos mais trabalhosos é o vaso grande decorativo. Todo o processo dura cerca de duas semanas, que começa pela preparação da argila com o amolecimento, secagem, limpeza do barro até o momento da modelagem da peça”, descreve Paulo Mendes.

Por dentro do Artesanato | Amapá

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!