São Paulo

São Paulo: Laboratório criativo da inovação

Potência contemporânea


O Estado de São Paulo representa o projeto de um Brasil que se atualiza.

São Paulo abre oportunidades para diferentes tipos de talentos.
As raízes da arte popular, como a música de Adoniram Barbosa, interagem com diferentes referências e transitam livremente em suas avenidas culturais na formação de uma identidade original.
Um lugar que proporciona encontros entre culturas diferentes e com elas produziu vanguarda moderna com as artes de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Volpi e Tomie Ohtake.

Saberes e Fazeres

Cultura urbana

São Paulo produz, recebe e divulga cultura.

A capital do Estado é palco para todo o tipo de manifestação artística.

A obra de Vik Muniz exemplifica a qualidade contemporânea de um lugar que transforma caos urbano em poesia visual.
A própria cidade é suporte para expressão da arte dos grafiteiros geniais Os Gêmeos. É também de São Paulo que os irmãos Campana divulgam para todo o mundo a vibrante cena criativa do design brasileiro.

No litoral Norte de São Paulo, na região de Ubatuba, a aldeia indígena Boa Vista produz um artesanato que mantém o saber ancestral dos povos originários.
A preservação do modo de fazer os padrões e o colorido da cestaria encantam pela força identitária da beleza original dos produtos.

São Paulo: Modos de viver, criar e produzir

Artesãs da Linha Nove

O projeto Bordadeiras da Linha Nove é resultado de uma das atividades propostas pelo Instituto Acaia que atende crianças e jovens de 3 a 18 anos das comunidades do bairro Vila Leopoldina. O que começou como uma reunião noturna de bordados com as mães das crianças que frequentavam o Instituto, acabou por se tornar um grupo de artesãs que fizeram da técnica e do encontro coletivo, sua casa e seu ganha pão.

São Paulo: Modos de viver, criar e produzir

Banarte

A plantação de bananas é a principal matéria prima utilizada pelas artesãs da Banarte. O longo processo de extração e beneficiamento geram uma fibra apropriada para a confecção de objetos de decoração como almofadas, tapetes, abajures e jogos americanos.
Além do apoio do Sebrae, a Banarte teve suporte da Universidade de São Paulo e da Sutaco. Hoje, a associação tem papel fundamental na geração de emprego e renda para todas as envolvidas, já tendo comercializado com grandes players do mercado casa e decoração.

São Paulo: Modos de viver, criar e produzir

Artesãs

A arte de moldar figuras é uma antiga tradição em Taubaté e já virou referência na região. A tradição dos Figureiros teve início há mais de 150 anos, com o trabalho de D. Maria da Conceição Frutuoso Barbosa, uma faxineira no Convento de Santa Clara, em Taubaté, quando se ofereceu para restaurar a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto