Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: mosaico das maravilhas do Brasil

Tudo junto e muito bem misturado


O charme da mistura do artesanato do Estado do Rio de Janeiro é resultado da sabedoria da troca cultural

O Estado do Rio de Janeiro guarda diferentes culturas em seu território e tem como vocação o talento do encontro dos atrativos que compõem a identidade brasileira.

O charme da mistura do artesanato do Estado do Rio de Janeiro é resultado da sabedoria da troca cultural e da capacidade da prática de fazer poesia e alegria com o material do seu cotidiano.

Saberes e Fazeres

Metamorfose Cosmopolita Carioca

O artesanato do Estado do Rio de Janeiro materializa diferentes saberes e modos de vida. O território se divide em regiões que conservam e atualizam tradições de diferentes partes da Europa. As manifestações ainda guardam conteúdos relativos aos povos originários – que formaram o romântico repertório da Confederação dos Tamoios, história da resistência das nações indígenas que viviam no território e que lutaram contra a colonização – e expressam a influência dos muitos saberes adquiridos das culturas africanas. 

No centro do Rio, cidade que ostenta a longa tradição de capital do Brasil e berço da cultura nacional, encontra-se o CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, que funciona como plataforma para o conhecimento e experiências com todas as culturas que formam o Brasil, solidificando a tradição da cidade como guardiã dos tesouros nacionais.  Uma visita à sua sede, na Praça Tiradentes, é uma oportunidade de se emocionar com os repertórios preciosos das ocupações dos Estados, exposições com o que há mais significativo e melhor das produções artesanais do Brasil. 

Próxima à maior floresta urbana do mundo desenrola-se uma orla composta por longas faixas de areia e azul oceânico. Composto por praias famosas como Copacabana, um ícone universal; Ipanema, lugar que sediou a inauguração da Bossa Nova, ou Barra da Tijuca e Recreio, incorporadas aos roteiros pelos influenciadores e que complementam a extensão da paisagem deslumbrante. A arquitetura moderna fez do Rio o seu laboratório de ideias e a elegância Art Decô do Cristo Redentor, Patrimônio da Humanidade (?), são atrativos que, reunidos todos numa só cidade, compõem o cenário de um dos imaginários mais amplamente comunicados de todo o mundo. 

Pelo Porto do Rio chegaram imigrantes e suas culturas. Com eles a cidade construiu um passado para ser lembrado e ressignificado, com constantes releituras sobre os seus protagonistas. 

As suas pedras preservam a memória da história da Pequena África, no Cais do Valongo. Um passado que não pode ser esquecido, mas também de um presente que nos oferece fruições com a beleza no Museu de Arte do Rio e projetos de futuro no Museu do Amanhã.

 

O amor é lindo e é de graça!

O trabalho do artista Getúlio Damado é uma referência do talento criativo carioca.
Getúlio faz arte com ‘as coisas que já estão no mundo’ e expressa a vocação original desse lugar.
As sínteses poéticas e a capacidade de inventar novos sentidos é uma vocação da marca do Rio de Janeiro. O Estado oferece variadas experiências originais em todas as suas regiões e tem como ‘comissão de frente’ a cidade do Rio de Janeiro.
A história da cidade vive a troca de culturas desde a sua fundação. Tendo sido a capital do país, o Rio é até hoje berço da inovação de um estilo em permanente atualização. Irreverência, despojamento e bom humor fazem parte da vida do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro: Modos de viver, criar e produzir

Rio de Janeiro: rota das maravilhas

Os coloridos barquinhos são marca da identidade do destino e funcionam como registro das alegres experiências vivenciadas na região de Paraty.
A comunidade caiçara do Mamanguá, muito ligada ao mar, sempre desenvolveu seus instrumentos de pesca, transporte e utilitários como canoase remos. Como as crianças não tinham acesso aos brinquedos industrializados, os adultos começaram a fazer barquinhos em miniatura feitos de madeira da caixeta.

Rio de Janeiro: Modos de viver, criar e produzir

Abordagens contemporâneas no ofício milenar

A continuidade da tradição europeia da cerâmica encontrou no clima ameno de Friburgo o recanto perfeito para o seu desenvolvimento e inovação. Mantendo os modos do fazer, o ceramista Chico Sasek introduziu abordagens contemporâneas e autorais para o ofício milenar.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto