Em dezembro de 2023, o CRAB apresentou sua mostra Acervo de Portas Abertas. O objetivo dessa curadoria foi trazer algumas tipologias distintas, exibindo a diversidade de matérias-primas do artesanato brasileiro. Focou-se nos trançados de fibra natural, madeira, cerâmica e artesanato indígena, com o destaque para dezessete artesãos, três cooperativas, uma associação e quatro etnias indígenas diferentes. Abaixo os contemplados nesta mostra: 

Artesãos: Marcos de Sertânia, Antônio de Dedé, Francisco Graciano, Zé Crente (José de Tertulina), André da Marinheira, Jaime Nicola, Andréia Andrade, Paulo Sergio Serginho, Marcos de Sertânia, Maria de Ana, Dona Irinéia, Erico Gondim e Grupo de Artesãs De Itaiçaba, Rodrigo ambrioso e Rona ilva, Zezinha, Miguel de Souza, João Borges, Mayawari  

Etnias: Etnia Baniwa, Tukano, Kalapalo, Tikuna, Mehinako 

Cooperativas: Campal, Cooperativa de artesanato do trançado Tupinamba (COPARTT), Gente de Fibra/ Cooperativa Mariense de Artesanato 

Associação: Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe 

Povos indígenas e sua variedade material.

Os povos indígenas são os primeiros habitantes do Brasil, e a nossa primeira referência de artesãos. Eles são sobreviventes de uma história que ainda está sendo escrita. O artesanato carrega todo o conhecimento de seus feitores, sendo elemento importantíssimo para a história e cultura brasileira, e assim como seus criadores, deve ser muito valorizado. O Brasil possui atualmente mais 300 povos espalhados em todo território nacional, falando aproximadamente 200 línguas diferentes, nos mostrando mais uma vez que cultura é sinônimo de diversidade.  

O CRAB por meio do Acervo de Portas Abertas apresenta ao público uma pequena mostra do nosso reconhecimento. Atualmente a coleção indígena é composta por 100 objetos de 23 diferentes etnias, organizados em indumentárias, cerâmicas, bancos zoomorfos, entalhes e cestarias. Mergulhamos em nosso acervo e trouxemos artesanatos de algumas etnias indígenas, importantes objetos da cultura de diversos grupos. 

Cestaria Mehinako artesanato brasileiro
Cestaria Mehinako (Foto: Acervo CRAB)

Fibras naturais como matérias-primas do artesanato brasileiro.

As fibras naturais são matérias-primas do artesanato brasileiro que dão estrutura a diversos objetos. Um plano consegue ganhar dimensões tridimensionais a partir de entrelaçamento de seus fios. Assim temos a composição de caixas, cestos, vasos, leques, peneiras e outros objetos tão necessários e comuns para muitos brasileiros. Da produção da farinha de mandioca à decoração das salas em centros urbanos é possível encontrar objetos feitos a partir do trançado de palhas.  

As palhas e fibras são provenientes de diversas espécies encontradas em território nacional e passam por tratamentos específicos que garantem sua maleabilidade, proteção contra pragas e preparação para uso. Cada grupo artesão desenvolve o modo de preparar suas fibras a partir de conhecimento etnoecológico elaborado por diversas gerações. Para criar um objeto de fibras naturais é possível usar inúmeras espécies, dentre elas palmeiras como buriti, tucumã, açaí, ou gramíneas como arumã, milho, bambu.  

Banco de Edvan Alves Vavan artesanato brasileiro
Banco de Edvan Alves – Vavan (Foto: Acervo CRAB)

Madeiras para a produção de artesanato: tipos e estilos. 

Madeiras sãos tecido lenhosos de árvores e estima-se que existam por volta de 73 mil espécies no Planeta. Uma matéria-prima abundante e renovável se tratada com inteligência e respeito necessário. A madeira é utilizada pela população humana desde os primórdios para construções e desenvolvimento de produtos, e assim, dá base para grande parte da vida que compreendemos hoje em dia.  

No Brasil existe grande abundância de espécies de árvores graças à longa manutenção e manejo de povos originários,  que através de suas práticas, possibilitaram o crescimento da biodiversidade em comunhão com as necessidades humanas. Muitas dessas são espécies utilizadas por artesãos para produção de objetos utilitários ou decorativos, contribuindo como matérias-primas do artesanato brasileiro, dentre elas umburana, jaqueira, mulungu, roxinho, cedro, etc. E cada artesanato necessita de uma especificidade diferente que as diversas espécies oferecem. Existem peças que precisam de madeiras macias para serem entalhadas como o mulungu. Outras que tem o objetivo de serem mais duráveis, são feitas com madeiras mais duras e resistentes a insetos e fungos como a umburana. A escultura em madeira é um trabalho fino e que precisa de grande prática para se alcançar um nível preciso de entalhe. Muitos artesãos levam anos para conseguirem aperfeiçoar suas peças e garantirem um alto nível em suas obras. O acervo do CRAB traz aqui alguns dos trabalhos mais ricos de artesãos brasileiros, com diversas peças e matérias-primas do artesanato brasileiro.

A diversidade da cerâmica usada na produção do artesanato brasileiro.

As cerâmicas são artigos ancestrais produzidos por diversos povos no mundo todo. Feitas de argila, um grupo de partículas minerais de tamanho inferior a 2 µm, acumuladas a partir da degradação de rochas e normalmente encontradas em leitos de rios ou barrancos. Com diversas cores oriundas dos diferentes tipos de composição mineral, existem argilas vermelhas, cinzas, brancas, amarelas, verdes, rosas e até mesmo azuis. As produções em cerâmicas refletem os tipos de solos e mateiras encontrados em cada região e cada grupo artesão desenvolveu um conhecimento específico para trabalhar as especificidades dos barros locais.  

Quando ainda cru o barro moldado volta ao seu estado natural ao entrar em contato com a água. É a partir da queima acima de 800o que as peças de argila vitrificam e se mantem estáticas com formato permanente quando em contato com a humidade. Para a produção de uma peça é necessário seguir várias etapas como: retirada do barro; secagem do barro; quebra das pedras de barro para transformar em pó; peneiração do pó; preparo do agente ligante e de proteção natural (muitas vezes cinzas de árvores específicas ou areia); hidratação do pó e mistura do agente; modelagem; pintura; queima. Existe uma variedade enorme de tipos de preparos e produção de peças cerâmicas que mudam de acordo com material e saber acumulado, logo, as etapas descritas anteriormente variam de grupo para grupo. Outra grande diversidade encontrada em todo o Brasil é relativa aos fornos e tipos de queima. Podendo ser utilizado desde fornos elétricos, a gás ou à lenha, queimas em buracos ou externas em fogueiras, fornos feitos de barro e madeira ou de resíduos de tamboretes de metal. E essa multiplicidade produtiva é refletida nos tipos de peças produzidas no país, desde utensílios para cozinha, potes para água, urnas e demais utilitários, a esculturas que refletem a vida de quem faz ou peças decorativas. 

Peça de Zézinha em cerâmica artesanato brasileiro
Peça de Zézinha (Foto: Acervo CRAB)

Clique aqui e venha conhecer nosso acervo em exposição até janeiro de 2024, além de saber mais sobre as matérias-primas do artesanato brasileiro.

 

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