Espírito Santo

Espírito Santo: Marca da diversidade cultural

Os muitos saberes da identidade capixaba


Vocação e estilo da marca ES

 

Além da beleza da natureza do território, o Espírito Santo é reconhecido por sua riqueza cultural. O estado é caraterizado pela formação múltipla, multifacetada, em função das inúmeras etnias que se encontram na base de sua história.

Saberes e Fazeres

Diversidade étnica

A sofisticação da produção artesanal capixaba revela a riqueza da reunião de culturas e tradições de ofícios em um mesmo território.
Ao primoroso traçado das fibras, conhecimento ancestral, somaram-se técnicas vindas das culturas europeias.
A arte da escultura em madeira agregou outros encantamentos como o assovio dos diferentes cantos dos pássaros, assim como o refinamento da fabricação de instrumentos musicais para as grandes orquestras do mundo. A cultura africana ampliou o repertório musical com os seus instrumentos e a alegria com o seu saber festejar.

Tradição do Espírito Santo.

A delicadeza feminina das rendas, crochês e bordados distribuem beleza por toda a casa. A gastronomia é destaque na produção artesanal. As suas panelas de barro são tão famosas que marcaram profundamente a experiência com a cultura capixaba e o imaginário do Espírito Santo.

Além do artesanato capixaba, conheça também a nossa seção artesanato brasileiro.

Espirito Santo: Modos de viver, criar e produzir

ArtBarra

A inspiração para o trabalho, além da profusão de cores encontradas nas ricas manifestações culturais do município, foi uma colcha de retalhos bordados criada pela avó de uma das artesãs. A idéia da colcha de retalhos, como metáfora, também remete a tudo aquilo que cada artesã traz de si e oferece ao coletivo, enfeitando e enriquecendo as relações.

Espirito Santo: Modos de viver, criar e produzir

ArtBarra

Uma das mestres mais conhecidas no Estado do Espírito Santo, Dona Antônia desenvolveu um estilo inconfundível na arte da cerâmica. Tendo aprendido a arte com sua mãe, que também foi ‘paneleira’. A técnica tem sido passada de geração em geração e Dona Antônia utiliza o mesmo processo manual.
Em sua oficina são expostos os seus trabalhos que expressam os traços fortes da identidade da cultura do Espírito Santo. O endereço faz parte do roteiro do patrimônio capixaba.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto