Ceará

Ceará: beleza natural e a originalidade cultural

Experiências extraordinárias com a poesia criativa da vida


Um lugar encantado por musas sereias, protegido pelo padre Cícero, guardado por Iracema e liderado por um dragão do mar.

Dos lábios de mel de sua musa Iracema até o fervor da fé cristã, passando pela ousadia libertária do cangaço e pela alegria do Forró, a identidade cearense tem expressado o seu caráter inclusivo.

A autenticidade do artesanato do Ceará é a característica mais valorizada pela cultura do consumo. Atualmente, os consumidores têm escolhido produtos que possuem certificações de origem e que colaboram com o desenvolvimento sustentável, promovendo benefícios para as comunidades, orientados pelos valores do comércio justo.

Saberes e Fazeres

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia. (Leon Tolstói)

A experiência com a natureza do Ceará marca os seus visitantes que buscam adquirir registros da vivência extraordinária. A série das famosas garrafinhas com areia colorida expressa, na simplicidade de sínteses coloridas, a potência do encantamento oferecido por esse território.

Historicamente, o Ceará desponta no cenário brasileiro como um estado que reconhece no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas, cumprindo importante papel no desenvolvimento regional.

A troca entre culturas desenvolvida desde a década de 70 do século XX, quando o Estado passou a fazer parte da rota de artistas e intelectuais de todo o mundo, produziu novos admiradores para os talentos criativos das suas comunidades. As rendas, os bordados, os teares e as xilogravuras, passaram a receber atenção especial e desejo de novos consumidores.

A riqueza da cultura nordestina tem sido potencializada na diversidade das experiências artísticas e dos estilos desenvolvidos nas diferentes regiões do Estado do Ceará.

Espedito Seleiro: sapateiro e designer autodidata

Foi no Cariri que Espedito Seleiro, o reconhecido artista, artesão e designer autodidata, construiu com a técnica tradicional do trabalho em couro uma marca absolutamente autoral. Além de contarem histórias fascinantes sobre a região, os produtos assinados por ele também ensinam a beleza de um novo estilo aos olhares contemporâneos. Hoje a sua produção é uma das mais desejadas e valorizadas pelos consumidores bem-informados.

Até hoje o seu olhar vive em sintonia com as novas possibilidades de aplicação de seu saber. Sem nunca perder a assinatura de seu estilo original, o mestre busca a inovação.

Ceará: Modos de viver, criar e produzir

Antônio Rabelo: ourives e designer autodidata

Em Quixeramobim, no meio do sertão, tão marcado pelo imaginário da seca, brota o luxo mais valioso que resulta da reunião do talento inato com o empenho no aprendizado.
Antônio cultivou o seu olhar e treinou as suas mãos, percebeu beleza no espinho do mandacaru, viu poesia nas formas de sua paisagem natal e desenvolveu a potência de sua criatividade. O resultado sofisticadamente contemporâneo de suas joias confirma o poder comunicacional que a produção regional tem de compartilhar o sentido de sua poesia com o restante do mundo.

Ceará: Modos de viver, criar e produzir

Associação dos artesãos de Curral Grande

O crochê, tão tradicional no coração cearense, tornou-se importante fonte de renda para as mulheres da comunidade com a formação da Associação dos artesãos de Curral Grande. Os pontos básicos recombinam-se em outros e, a cada troca de saberes, as possibilidades criativas surpreendem.

Ceará: Modos de viver, criar e produzir

Saber fazer renda: tecendo tradições

O ‘saber fazer renda’ chegou no Brasil com os colonizadores portugueses. Até hoje, tanto em Portugal como no Ceará, a produção artesanal de renda é um trabalho basicamente feminino. Atualmente, essa arte garante a sobrevivência de muitas famílias nordestinas

Ceará: Modos de viver, criar e produzir

Cestarias e tramas: na moda e na decoração

As técnicas de beneficiamento da fibra e trançado das palhas são ancestrais. A memória dos antepassados é passada de geração em geração através da prática, do gesto, da palavra. Os trançados em fibras naturais são um grande patrimônio do nosso país. Esse saber tem produzido belezas e promovido o bem.
A reunião do fortalecimento dos grupos de artesãos cearenses, com o esforço contínuo para o aprendizado, resultou em coleções que renovam o sentido do consumo do artesanato, tanto no universo da moda como na decoração dos ambientes.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!