Acre

Acre: união de saberes visando o futuro

A floresta como berço das tradições e da inovação


A floresta como berço das tradições e da inovação

O Estado do Acre tem guiado o seu desenvolvimento pelos valores do século XXI. A produção artesanal acreana trabalha com o uso sustentável dos recursos naturais, entende que essa é a alternativa viável de sobrevivência e de geração de renda. O modo de fazer artesanal resgata os valores culturais, preserva os ambientais e promove a melhoria social de suas comunidades.

Com cerca de 80% de cobertura florestal nativa preservada, o Estado do Acre investe em inovação, pesquisa e tecnologia para oferecer mecanismos que viabilizem a permanência das populações tradicionais em seus locais de origem.

Saberes e Fazeres

Charme étnico e manejo sustentável da floresta

O Acre é referência quando se imagina a reunião da tradição com a inovação. Nesse território, o artesanato tem aprimorado o manejo dos materiais da Floresta Amazônica.

Sem deixar de incorporar novos conhecimentos e ter acesso às tecnologias, a produção artesanal acreana construiu uma marca com força identitária original e altamente sofisticada. A produção artesanal possibilita a utilização sustentável das florestas para fins aromáticos, de alimentação, moda e decoração.

O artesanato do Acre atende ao gosto contemporâneo por sua capacidade de reunir, numa mesma marca, as referências às culturas originárias da floresta e à criatividade do universo das artes e da moda. Essa agilidade criativa antecipa oportunidades e amplia os seus canais comerciais.

O talento no uso das madeiras provenientes do manejo sustentável possibilita
a criação de uma infinidade de objetos artesanais.

O charme étnico dos pequenos bancos de madeira, decorados com diferentes motivos simbólicos referentes às comunidades que formam a cultura amazônica, torna os ambientes ao mesmo tempo mais acolhedores, versáteis e divertidos. A admiração pelas peças estimula os desejos dos consumidores colecionadores

O valor do manejo sustentável da floresta é percebido pelos consumidores de todo o mundo e tem estimulado novas criações do artesanato associadas ao design.

A inovação das formas dos produtos não rompe o compromisso com os propósitos da sustentabilidade. As criações reúnem os atributos da responsabilidade social e ambiental, associando a marca AC ao respeito ao meio ambiente e à vida.

Acre: modos de viver, criar e produzir

O ‘Kusma’ na cultura do povo Ashaminka

Diferentemente do imaginário sobre indumentárias dos povos originários que povoa o senso comum, o Acre introduz um produto totalmente original em sua forma e fascinante em sua beleza. O ‘Kusma’, um tipo de bata de algodão, é um produto caraterístico da cultura do povo Ashaminka. A peça é muito confortável e estilosa, fácil de ser desejada e incorporada aos looks da moda contemporânea.

Acre: modos de viver, criar e produzir

Sementes que plantam histórias

O coletivo Rautihu formado por 90 artesãos, 100% mulheres, se dedica ao tear com miçangas coloridas, formando padrões que expressam significados sagrados do povo Yawanawá e levando para o mundo a energia de proteção dos saberes da floresta.

Acre: modos de viver, criar e produzir

O manejo sustentável da borracha

A história do uso da borracha é um bom exemplo da capacidade de recuperação de sentido dos materiais. As novas coleções de calçados demonstram não só a elasticidade do material como também a capacidade de ressignificação de seu uso pelo artesanato. Hoje, atendendo aos conceitos dos produtos chancelados pelas certificações de origem e boas práticas, se juntam às madeiras na criação de projetos que ajudam o povo de sua comunidade.

Acre: modos de viver, criar e produzir

Natureza como inspiração para novas ideias

O encantamento produzido por algumas peças, como as clutches da marchetaria do Acre conquistaram os grandes salões por onde desfilam as celebridades internacionais. A história de vida de seu criador, Mestre Maqueson é tão extraordinária quanto a qualidade luxuosa de suas criações.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto