Compartilhe

22ª Semana Nacional de Museus

Papo CRAB
13 maio
18 maio

O CRAB participa mais um ano da Semana Nacional de Museus revelando histórias, origens, territórios, indivíduos e coletivos que criam objetos como expressão da criatividade brasileira.  

22º Semana de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio, provocando os museus e espaços culturais a uma profunda reflexão sobre “Museus, educação e pesquisa”, e o CRAB participará do evento com a rica programação, detalhadas abaixo: 

 

📚Todas as atividades fornecerão certificados para horas complementares! 

⚠️ As atividades possuem limitação de vagas! 

 

Programação: 

Quinta-feira, 16 de maio – 10h30 | Intercambio de Museus: Visitas mediadas entre os Acervos do CRAB e Museu Bispo do Rosário 

Se aprofunde na riqueza cultural do Brasil através de visitas guiadas aos acervos do CRAB e do Museu Bispo do Rosário! No CRAB, mergulhe na história e na diversidade do artesanato brasileiro, explorando suas origens e técnicas únicas. Já no Museu Bispo do Rosário, maravilhe-se com a singularidade das obras do artista autodidata Bispo do Rosário, que expressam sua visão única do mundo. Museólogos das duas instituições acompanharão o grupo oferecendo insights profundos e cativantes sobre as conexões dos dois acervos. 

Cronograma da visita: 

10h30 – Visita Guiada no Acervo do CRAB 

12h – Intervalo para o almoço (não incluído) 

13h15 – Saída do transporte para o Museu Bispo do Rosário (Ponto de Encontro: CRAB Sebrae) 

16h – Saída do transporte para o CRAB Sebrae 

Vagas limitadas! 

 

Sexta-feira, 17 de maio – 16h | Papo CRAB: Biblioteca e Museus – O artesanato de Espedito Seleiro como objeto de estudo 

O CRAB recebe o Mestre Espedito Seleiro e a escritora e biógrafa do mestre, Flávia Nonato, para o Papo CRAB. Juntos, eles baterão um papo com a Bibliotecária do CRAB Mayara Fonseca a fim de mostrar como o artesanato tornou-se pauta de estudo e comércio além dos objetos produzidos pelos mestres e artesãos. 

 

Sábado, 18 de maio – 10h | Papo CRAB: Lançamento do livro Mestre Espedito: O coração do Sertão é Colorido 

Mestre Espedito será o nosso convidado especial no lançamento do livro infantil sobre sua vida e obra. Vamos conversar sobre os caminhos que o mestre percorreu até torna-se um grande expoente do artesanato brasileiro até conquistar o coração dos brasileiros pela sua criatividade.  

 

Sábado, 18 de maio – 11h30 | Contação de história do livro: Mestre Espedito: O coração do Sertão é Colorido 

Uma experiência mágica vai envolver a leitura do Livro Mestre Espedito: O coração do sertão é colorido. A partir da Bibliomala, a especialista em literatura infanto-juvenil Eliza Morenno nos convida a conhecer o Sertão do Cariri e as aventuras do Mestre Espedito Seleiro na arte que coloriu o sertão com sua criatividade. 

 

Sábado, 18 de maio – 15h | Espetáculo teatral “Vitalino, teu nome no barro” 

Espetáculo “Vitalino, teu nome no barro” é um solo com a atriz, artista visual, bonequeira e brincante Elaine Buzato. Dramaturgia autoral dá vida a bonecos e exalta a cultura popular brasileira. O espetáculo tem direção musical de Valter Silva e trilha sonora com participações especiais de Silvério Pessoa, dando voz a Mestre Vitalino, e arranjos musicais de Mestre DiFreitas.  

 

Local: Auditório do CRAB (Vagas limitadas) 

A informação sobre esse evento é de total responsabilidade do organizador do evento.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto