O projeto caminhos de barro, está estruturado com uma escola sede (núcleo) que funciona na UENF e é parceiro de instituições de ensino e assistenciais denominadas de satélites, onde atuam artesãos disseminadores da artecerâmica. Com subsídio da PROEX/UENF, sob a coordenação do Prof. Jonas Alexandre, formamos uma equipe multidisciplinar, composta por voluntários, artesãos e técnicos bolsistas de Extensão e Universidade Aberta.
O projeto “Caminhos de Barro” fundado em 2000, foi idealizado com objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando a construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento social e econômico do Polo Cerâmico da região, fomentado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
A “Escola Sede” amplia o Projeto disseminando a arte cerâmica, atingindo um público mais abrangente, envolvendo além das comunidades, municípios vizinhos, instituições de apoio e amparo a jovens e crianças carentes, especiais, deficientes visuais, idosos e escolas públicas com a capacitação de professores de artes e assessoria para implantação de novas oficinas.
O Projeto Caminhos de Barro desenvolve atividades em instituições públicas e assistências, denominadas de satélites, localizadas na região de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos, geridos pelo núcleo situado na UENF.
Para mais informações e dados das imagens, acesse o site https://www.caminhosdebarro.com.br
—
Conheça mais sobre o artesanato do Rio de Janeiro.