Junho é mês de festejar! A partir de hoje, vamos apresentar uma série sobre manifestações regionais, mergulhando nos festivais populares que revelam a rica cultura brasileira através dos festejos juninos.
Os festejos populares são a confirmação da efervescência cultural do Brasil. É principalmente através deles que vislumbramos os mais diversos traços das matrizes étnicas e culturais que constituem a nossa sociedade e representam através da expressão artística a grandiosidade dos valores particulares de nossa extensão territorial.
Poderoso instrumento de integração social e de preservação das tradições regionais, os festejos populares envolvem todo o imaginário da comunidade reinventando rituais e redesenhando os espaços de convivência entre o sagrado, social e econômico.
O caráter regional das festas populares é reafirmado a partir das comidas, músicas, danças, vestimentas e artesanato.
Festejos Juninos:
De origem pagã as festas Joaninas celebravam o período solstício de verão do início das colheitas na Europa. Com a expansão do cristianismo e início da colonização portuguesa no Brasil se transformou em festa junina e incorporou a devoção e festividade ao culto de três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Os três santos são muito venerados no catolicismo e, ao longo do tempo, suas celebrações foram incorporadas à cultura brasileira, ganhando características próprias e se tornando festas populares e tradicionais no país. Cada um deles possui uma data específica de celebração e é associado a diferentes tradições e festividades.
Santo Antônio
Celebrado em 13 de junho, Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro e padroeiro dos pobres e dos viajantes. A data é marcada por festejos populares, onde as pessoas costumam realizar simpatias e rezas para encontrar um amor ou alcançar algum pedido específico.
Santo Antônio é sincretizado com Exu em algumas religiões de matrizes africanas, sendo associado à comunicação, movimento e interação entre os mundos espiritual e material.
Segundo a literatura cristã portuguesa, a ação de Santo Antônio era fundamental na proteção das divisas, e seu nome funcionava como arma de fé em situações de guerra.
São João
Celebrado em 24 de junho, São João é considerado o santo padroeiro da colheita e das festas juninas. Essa celebração está associada às tradições europeias do solstício de verão e marca o início do período de colheita, com agradecimentos pelas colheitas bem-sucedidas. As festas juninas, com suas danças, comidas típicas e fogueiras, são uma forma de celebrar essa data.
Segundo o catolicismo, São João foi um pregador e profeta conhecido pelos batismos que celebrava nas margens do rio Jordão, batizando também Jesus Cristo.
Sua festa tem ligação com período colonial, onde houve interferência católica e portuguesa principalmente no interior do Nordeste do Brasil, apresentando também forte influência da cultura indígena, principalmente nas comidas, reforçando o caráter de cultura popular miscigenada do Brasil.
São Pedro
O dia de São Pedro sinaliza o final dos festejos juninos. Celebrado em 29 de junho, São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e é tido como o guardião das portas do céu. Ele é venerado como padroeiro dos pescadores, dos marinheiros e dos portos. A data é comemorada com festividades, especialmente nas cidades litorâneas, onde são realizadas procissões, missas e eventos relacionados ao mar.
Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus e segundo a Igreja Católica seria o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra. A data também passou a ser considerada o dia do Papa, tornando Pedro o primeiro homenageado ao cargo dentro da hierarquia católica.
Os santos juninos são reverenciados com diversas manifestações culturais, como fogueiras, fogos e danças, festejos, música, comidas típicas, decoração com bandeirolas, vestimentas e adereços e claro, no artesanato! No Brasil, as maiores festas de São João acontecem no território nordestino e exportam o que o país tem de melhor em termos culturais!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo nas redes sociais!
Ver essa foto no Instagram