Destaque no artesanato de madeira mato-grossense são os mestres artesãos que fabricam a Viola de Cocho, instrumento musical para acompanhamento do cururu e siriri. Trata-se de uma viola tosca, que produz um som típico, sem grande ressonância e ainda sem os trastes localizados no cabo do instrumento, responsáveis pela produção de uma boa escala musical. As cordas, antes elaboradas a partir de tripas de certos animais selvagens, como o quati, macaco e gambá, hoje são de nylon. RICHELLY ALVES – Assessoria/SAD-MT. 

Singular na forma e sonoridade, a viola-de-cocho integra, juntamente com o ganzá e o tamborim ou mocho, o cururu e o siriri, manifestações caracterizadas por musicalidade, poética e coreografia singulares, cultivadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como diversão ou devoção a santos católicos. 

O nome viola-de-cocho se deve à técnica de escavação da caixa de ressonância do instrumento em uma tora de madeira inteiriça, também observada na fabricação de cocho, recipiente utilizado para alimentação do gado. 

A técnica de confecção é artesanal, não havendo duas violas iguais. Cada cururueiro faz seu instrumento ideal, conforme o tamanho de seu braço. Quem não sabe fazer, encomenda a um mestre-artesão. Nem todo cururueiro é artesão de seus instrumentos, mas todo artesão de viola-de-cocho deve ser um cururueiro, e, assim, ter conhecimento do potencial sonoro do instrumento que fabrica. 

A viola

O processo de fabricação da é reconhecido e registrado pelo Iphan como patrimônio imaterial, sendo fabricada artesanalmente a partir de madeiras de diferentes espécies da flora regional, tais como sarã d’água, ximbuva, mangueira, dentre outras, tendo o mestre artesão Alcides Ribeiro como um expoente na sua produção no estado. A técnica consiste em escavar, a golpes de facão, o tronco escolhido como um cocho de paredes finas e lisas, deixando o braço curto. 

A maioria dessas violas possui 05 cordas, mas pode variar de acordo com o artesão, assim como o orifício no tampo da caixa de ressonância, onde alguns preferem com o furo e outros fazem a viola totalmente fechada. 

Conheça mais sobre o artesanato do Mato Grosso.

 

Share