Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul: Grandeza de atributos naturais e culturais

Experiências únicas no extremo sul do Brasil


O Rio Grande do Sul é um dos exemplos mais destacados dessa observação.  

A natureza e a cultura brasileiras oferecem experiências tão diversificadas que surpreendem por estarem todas reunidas num mesmo país e por participarem de um mesmo sentido de nação.

Saberes e Fazeres

Visão de mundo inspirada na amplidão dos Pampas

A amplidão das paisagens, a beleza dos recortes das montanhas e a impactante vista dos Cânions se somam à genialidade dos talentos incomuns que formam a marca RS. A natureza deslumbrante é cenário para a produção de uma cultura original expressa nas diferentes visões de mundo do poeta Mário Quintana, na música do genial Lupicínio Rodrigues e atualizada pela modernidade da arte de Amílcar de Castro. A Região da Campanha, no Pampa Gaúcho, tem sua matriz cultural construída pela história de diferentes origens étnicas: índios, negros, uruguaios, argentinos, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, árabes, sírio-libanês, turcos e tantos outros. As diferentes narrativas criaram um patrimônio cultural original para a região.

“A origem da vida cotidiana do gaúcho no campo decorre da liberdade herdada dos indígenas pampeanos, das refeições a base de assados em espetos e cozidos feitos em recipientes de cerâmica, das lidas com os cavalos, com o gado e as ovelhas, preenchendo os grandes vazios dos campos do Bioma Pampa.  O cotidiano do gaúcho nos campos se perde no horizonte. O manejo conservacionista na pecuária, mantém a biodiversidade do Bioma Pampa, uma característica daqueles que privilegiam a conservação do campo nativo e da sua sustentabilidade.”

Dra. Elisabeth Cristina Drumm
Desenvolvimento Regional (CAPES/UNISC)

Rio Grande do Sul: modos de viver, criar e produzir

Expressão genuína da cultura gaúcha

O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular. É a fusão de várias culturas sendo passadas de geração em geração, se identificando com seu entorno, materializando originalidade e, com a sabedoria das técnicas, revelando sentimentos. O Rio Grande do Sul tem uma grande diversidade de artesanato devido à mescla de grupos étnicos que viveram e vivem na região e que atravessaram continentes em busca de um futuro melhor. A relação dos imigrantes com os povos nativos que habitam o planeta proporcionou a rica cultura rio-grandense.

Rio Grande do Sul: modos de viver, criar e produzir

Grupo Araucária

O grupo teve início em 2008, com acompanhamento do Sebrae do Rio Grande do Sul  e tendo como foco o trabalho com a lã natural de ovelha. As artesãs esquilam, lavam, cardam, fiam, tecem e feltram a lã, se conectando, assim, com as artes têxteis tradicionais da cultura gaúcha. O estímulo ao artesanato constitui também uma estratégia para proporcionar às mulheres que vivem no campo maiores possibilidades de satisfação pessoal e geração de renda. O grupo Araucária é composto por artesãs de vários municípios da região de Campos de Cima da Serra, também conhecida como Campos de Vacária e ainda Aparados da Serra.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto