Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte: Estrela do litoral brasileiro

Criando beleza, produzindo delicadeza e colorindo o mundo


O artesanato do Estado expressa a reunião incomum dos atributos da força e da delicadeza.

O Estado do Rio Grande do Norte possui uma estrela a sinalizar a singularidade do seu território. Num cenário de natureza exuberante e de uma cultura diversificada e original, o seu artesanato expressa a reunião incomum dos atributos da força e da delicadeza.
A marca RN se destaca por sua variedade e excelência de produtos.

Saberes e Fazeres

A produção artesanal faz circular a economia criativa

A resiliência potiguar e a sua capacidade de perceber valores em todas as coisas que estão a seu redor, a dedicação com a qual entregam os seus talentos à manutenção dos ofícios tradicionais, faz do artesanato um exercício constante da capacidade criativa potiguar.

As variações das produções artesanais expressam a abundância de determinados materiais encontrados nas diferentes regiões e a dedicação aos saberes passados de geração em geração.

Ponto a ponto, bordando a tradição

Desde junho de 2018, que o Rio Grande do Norte recebeu o selo de reconhecimento do bordado como verdadeiramente de origem geográfica do Seridó Potiguar, local de produção atestado.
Os trabalhos das bordadeiras que vivem nos municípios de Timbaúba dos Batistas e Caicó, localizados na parte potiguar da região do Seridó, são reconhecidos como expressão genuína da cultura popular e patrimônio do Estado do Rio Grande do Norte. Valorizados pelo mercado e desejados pelos consumidores que buscam a sofisticação da delicadeza, a produção artesanal potiguar é fonte de renda para sustento de inúmeras famílias dessas comunidades.
A tradição dos bordados produzidos na região do Seridó é antiga e confunde-se com a própria história da colonização portuguesa no Rio Grande do Norte. A inspiração vem dos bordados tradicionais produzidos até hoje na Ilha da Madeira, em Portugal. São flores e arabescos desenhados sobre tecidos de algodão e linho.

Rio Grande do Norte: Modos de viver, criar e produzir

As Mestres Rendeiras

Maria de Lourdes de Lima, a Vó Maria, é mestra e uma das guardiãs da arte de tecer bilros no estado. Nos anos 90, percebendo que a prática estava perdendo forças na Vila de Ponta Negra, vó Maria com apoio do seu filho e de um grupo de rendeiras formaram um grupo em sua casa para praticar, trocar ideias e servir como base para troca de saberes. Assim, há mais de vinte anos o núcleo de rendeiras da Vila de Ponta Negra reúne-se de segunda a sexta feira para rendar e conservar esse patrimônio imaterial vivo.

Rio Grande do Norte: Modos de viver, criar e produzir

A Ciclogravura

A arte da CICLOGRAVURA, artesanato feito em garrafas de vidro com areia colorida, popularmente conhecida como as adoráveis ‘Garrafinhas de Areia Colorida”, é uma forma de expressão bastante característica e difundida no Nordeste, principalmente nas cidades do Rio Grande do Norte e Ceará.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
Funcionamento do CRAB no feriado de Corpus Christi
📅 Quinta-feira, 30/05 - fechado
📅 sexta-feira, 31/05 - aberto
📅 Sábado, 01/06 - aberto