Sergipe

Sergipe: O encantamento da força criativa

O artesanato tecendo tradição, histórias e sentimentos


O artesanato sergipano fala diretamente sobre os modos de vida de sua gente

A cultura sergipana tem superado desafios, vem inventando soluções com a grandeza da simplicidade do fazer artesanal e segue renovando a vida com a sua força criativa.

Saberes e Fazeres

O artesanato tecendo tradição, histórias e sentimentos

A cultura do Estado de Sergipe proporciona a experiência com um universo fantástico, a vivência com uma temporalidade especial e a emoção de se conhecer um pouco mais sobre a riqueza da identidade dessa marca original. O artesanato sergipano fala diretamente sobre os modos de vida de sua gente, sobre as visões de mundo de seus artistas e sobre o talento de seus artesãos.

O tempo é um aliado do fazer artesanal. Em Sergipe o seu passar nunca é desperdício, é sempre aprendizado. O tempo para a experiência com cada minuto. Um tempo que vive num lugar. Um tempo sergipano que ocupa ‘à sua maneira’ o espaço de seu território.

A forma pura e a certeza poética de Véio

Gina Dantas é ceramista de João Pessoa. Há dez anos cria esculturas femininas, híbridas feminino-masculino e humano-animal, inspiradas em figuras mitológicas multiculturais, com acabamento primoroso. O trabalho da artista paraibana Gina Dantas atualiza o sentido do fazer artesanal da cerâmica no ambiente da cultura contemporânea.

Sergipe: Modos de viver, criar e produzir

Associação dos Artesãos de Santa Luzia do Itanhy

No encontro do Rio Piauí com o oceano as abundantes palmeiras colorem de verde a paisagem. São muitas as fibras trabalhadas aqui, entre elas buri, dendê, capim estrela, taliça de piaçava, ouricuri, junça, junco e talo de coqueiro. O tratamento de cada uma respeita suas características específicas de maneira a deixá-las maleáveis e próprias para a produção artesanal.

Sergipe: Modos de viver, criar e produzir

Núcleo de Tecelagem Malhadinha

Às margens do Rio Real, na divisa com o estado da Bahia, está o município de Poço Verde. Lá, os mais diversos padrões são tecidos utilizando finos fios de algodão colorido. O principal produto é a rede de dormir, mas também fazem outros produtos de decoração, como almofadas e jogos americanos. As peças são produzidas artesanalmente, em 3 etapas (urdir, entranhar o urdume no tear e tecer), pelo método mais tradicional em grandes teares de madeira com dois pedais.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!