Santa Catarina

Santa Catarina: Encontro de delícias e elegância

Dedicação contemporânea às culturas tradicionais


A vida cultural de Santa Catarina expressa a diversidade de sua formação.

Santa Catarina construiu um imaginário repleto de promessas prazerosas, tanto no que se refere à sua natureza – com suas 43 praias, sendo Jurerê e Joaquina as mais famosas – como no que oferece às ofertas de experiências culturais com diferentes tradições europeias. Paraíso do surfe, prazeres gourmet com os frutos do mar, experiências com os diferentes conjuntos arquitetônicos e com as suas culturas fazem parte das ofertas dos roteiros catarinenses.

Saberes e Fazeres

Encontros de ofícios

A vida cultural de Santa Catarina expressa a diversidade de sua formação. O artesanato representa a materialização de tantos saberes e modos de vida. Utilizando as técnicas tradicionais originais de diferentes culturas europeias, a produção artesanal catarinense oferece um rico repertório de novas ideias, resultado do espírito criativo de um povo que se dedica ao fino acabamento e investe no refinamento delicado das formas.

A tradição alemã de cuidado e atenção aos detalhes se faz presente no artesanato. Espírito vivo da cultura germânica, ele é retratado em bonecos trajados tipicamente que parecem ter vida própria. Nas ruas centrais da cidade, ou no Parque Vila Germânica, porcelanas, cristais, bordados e muitos outros artigos são ótimas opções para quem quer comprar lembranças do Estado.

Santa Catarina: Modos de viver, criar e produzir

Núcleo de Artesãos de Pêssanka de Porto União

Em meados do século XIX a região foi um centro da migração eslava, principalmente polonesa e ucraniana. Os núcleos que se formaram conservam até os dias de hoje muitas das práticas sociais e culturais dos países originários.
A arte da pêssanka é permeada por elementos simbólicos, com profunda relação com a cultura eslava. A palavra pêssanka, vem do verbo ucraniano que significa escrever. Trata-se, assim, de ovos escritos, desenhados, com traços que contam história.

Santa Catarina: Modos de viver, criar e produzir

Das Catarinas

Das Catarinas é uma marca de Joinville que trabalha só com resíduos da indústria. A marca reúne um grupo pequeno de artesãos que se dedica a desenvolver produtos artesanais utilizando os resíduos descartados do Estado. Aliando criatividade à sustentabilidade, a produção artesanal Das Catarinas alia aos bons propósitos do upcycling o bom gosto e o fino acabamento a suas coleções.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!