Mato Grosso

Mato Grosso: Berço das espécies e dos saberes tradicionais

Berço das espécies e dos saberes tradicionais


A beleza do lugar é fonte viva para a inspiração dos artistas e encantamento para as sensibilidades contemporâneas

O Estado de Mato Grosso é coberto em sua maior parte pela floresta tropical amazônica, por zonas úmidas e pelas grandes áreas de planícies da savana. As extensas zonas úmidas do Pantanal albergam diversas espécies, incluindo araras, onças, ariranhas e jacarés. Os tuiuiús, aves de grande porte – símbolo da região -, em companhia de uma grande variedade de aves, cujo colorido enfeitam os céus do Pantanal, fascinam os grupos dos Observadores de Pássaros de todo o mundo.

Saberes e Fazeres

Harmonia com a biodiversidade

Na amplidão do ambiente mato-grossense a cultura vive e produz seus encantamentos. O artesanato é cria desse berço, tem se alimentado da abundância dessas fontes e respirado a pureza desse ar. Como produtores da identidade, os artesãos são mestres da singularidade dos seus modos de saber viver em harmonia com a biodiversidade de seu território.

População de uma região central de um país tão grande quanto são alguns continentes, o mato-grossense desenvolveu a sua criatividade para inventar soluções e resolver problemas decorrentes das grandes distâncias entre territórios. A sabedoria dos ofícios artesanais tem parte de sua origem na busca para suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos. A restrição está na base da motivação criativa que desenvolve os modos de fazer e viver das populações tradicionais.

A beleza aurática da arte de lata de um artista

O Mato Grosso abriga a beleza aurática da arte de lata de um artista meio urbano, meio pop rural, mas inteiramente genial: Lupércio dos Anjos.
Foi justamente na passagem para o século XXI que as peças utilitárias criadas por Lupércio passaram a ganhar padrões coloridos. A força de sua linguagem criou uma série de objetos ‘domésticos com alma’ e fez vir ao mundo a sua arte incandescente. Viveu toda uma vida sem grandes posses, mas a sua generosidade deixou para todos o bem da mais valiosa das propriedades, a inauguração da autoria da marca ‘Lupércio dos Anjos”.

Mato Grosso: Modos de viver, criar e produzir

A terra generosa que permite modelar ideias

A terra generosa que permite modelar ideias, realizar sonhos, comungar crenças e gerar renda para a sua gente, possibilita as expressões artísticas de diferentes estilos. Os ceramistas mato-grossenses demonstram a versatilidade da técnica e as infinitas possibilidades criativas de seus mestres.
Existem características próprias de desenho, formato, adereços e enfeites, que diferenciam a cerâmica mato-grossense da de outros Estados. (fonte: SEDEC/ Gov MT)

Mato Grosso: Modos de viver, criar e produzir

A tecelagem de grande representatividade

A tecelagem tem grande representatividade na divulgação da arte, da cultura e da tradição do povo mato-grossense. Neste segmento destacam-se as redeiras que, no princípio, fiavam e tingiam o próprio fio do qual teciam as redes lavradas (bordadas) com motivos diversos em toda a sua extensão.

Mato Grosso: Modos de viver, criar e produzir

A arte de trançar fibras

A arte de trançar fibras, deixada pelos povos indígenas, inclui esteiras, redes, balaios, chapéus, peneiras e outros. Quanto à decoração, os objetos possuem uma imensa variedade, explorada através de formas geométricas num trançado colorido (Fonte: Portal Mato Grosso) (fonte: SEDEC/ Gov MT). Esta produção artesanal tem sido reconhecida tanto por sua origem identitária como por sua beleza, usada em paineis decorativos, e se tornado uma fonte de renda para os grupos tradicionais.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!