Paraíba

Paraíba: um jeito criativo de viver

A paisagem emblemática do imaginário coletivo sobre o litoral nordestino


Preservação das raízes culturais e investimento nas ideias inovadoras

A paisagem emblemática do imaginário coletivo sobre o litoral nordestino – a clássica silhueta de palmeiras em primeiro plano, com as suas folhas balançado ao vento atlântico, com fundo de um céu pleno de azuis de variados matizes – representa não somente um lugar como também um jeito especial de viver, um estar criativo no mundo, uma cultura original, um laboratório para as pesquisas e recurso de vida para as produções artesanais do Estado da Paraíba.

Saberes e Fazeres

Tradição e inovação: as raízes e as asas da cultura paraibana

A cultura do Estado da Paraíba se destaca por manter as suas raízes fincadas no legado da sua cultura, sem com isso deixar de aproveitar as oportunidades de criação para novas ideias. Com essa atitude o seu artesanato colabora com a melhoria das condições de vida de suas comunidades, estimula o manejo sustentável, participa da economia circular, dos propósitos do comércio justo, mantendo assim a alegria e o bem-estar de seu povo.

A natureza funciona como um ateliê a céu aberto para o talento criativo dos artesãos paraibanos. O saber fazer contém os seus mistérios e é preciso ter olhos treinados para o ofício, mente criativa e mãos habilidosas para materializar os produtos artesanais com as fibras que sua natureza oferece. Não é todo tipo de coqueiro cujas fibras se adequam aos finos trançados de Pitimbu. É preciso ter conhecimento, saber observar a base do coqueiro e o tipo de coco específico da palmeira.

Paraíba: Modos de viver, criar e produzir

O universo artesanal é repleto de encantamentos

As bonecas estão presentes em todas as civilizações. Elas representam a imagem do ser humano para cada uma das culturas. As bonecas de pano habitam o imaginário brasileiro e participaram das infâncias de muitas meninas e meninos em muitos cantos desse imenso território. A falta de recursos estimulou o início precoce desse saber. Muitas artesãs que hoje se dedicam à produção artesanal, começaram a criar bonecas para elas mesmas brincarem quando crianças. Hoje as bonecas de pano honram a memória daqueles que se foram, registram costumes e dão vida aos personagens que fazem parte da cultura de suas comunidades.

Paraíba: Modos de viver, criar e produzir

A diversidade do talento artesanal

O ambiente contemporâneo vive a intensa troca de conhecimentos e de experiências culturais. O artesanato paraibano consegue ser ao mesmo tempo local e comunicar sentimentos universais aos seus observadores. Com simplicidade e competência, resiliência e criatividade, tem superado desafios e produzido uma arte que não precisa de intérpretes para ser apreciada. Rompendo limites e fronteiras entre os conceitos de arte e artesanato, entre popular e clássico, a produção artesanal tem trazido ao mundo objetos lúdicos, caseiros, decorativos, utilitários, religiosos e profanos. Esse repertório fortalece a diferença identitária do Estado da Paraíba.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!