Bahia

Bahia: A cultura como espetáculo

A baianidade é um jeito poético de se estar no mundo


Criatividade ampla, geral e irrestrita: a cultura baiana vive em plenitude inclusiva.

O seu universo envolve música, dança, luta, poesia, figurino, culinária, joalheria e muitos saberes do fazer artesanal de diferentes tradições.
A produção cultural do Estado da Bahia construiu um repertório que se atualiza a cada nova geração, segue sintetizando novas poéticas e com uma maestria alquímica inventa o seu tempero “à baiana”, a marca inconfundível da força de uma identidade original.
A sensibilidade cosmopolita de Hector Julio Páride Bernadó, o Carybé, artista de origem italiana, o fez perceber o sentido especial da cultura baiana e eternizar em sua arte a poesia desse modo de viver.

Saberes e Fazeres

A excelência da técnica e a estética do afeto

O espetáculo da fé na Bahia não é para iniciados, nem exclusivo aos religiosos. A beleza das diferentes expressões é oferecida para todas as sensibilidades humanas.

A experiência se potencializa em todos os templos religiosos da Bahia, sejam nas luxuosas igrejas barrocas, adornadas com ouro, como nos terreiros e casas de santo das religiões de matrizes africanas.

Enebriado com incenso e música, o olhar busca acompanhar o movimento dos volumes decorativos, os entrelaçamentos das formas escultóricas e o brilho aurático dos materiais. A fé baiana sustenta a vida em sua dinâmica cotidiana, extrapola os limites do sagrado das religiões, tocando a própria espiritualidade.

Na Bahia, a fé inclui a vida em sua plenitude sublime e a alegria faz parte desse milagre.
O ambiente religioso baiano investe todo o requinte de seus talentos e cuidados estéticos às diferentes manifestações de fé. Com o material mais comum o talento incomum da modelagem de barro faz arte maior. Os minuciosos detalhes e o movimento das volutas documentam tanto a maestria do artista como a influência europeia das dobras do barroco que, na Bahia, não excluem todas as formas do divino.

O artesanato da Bahia funciona como a ponte que liga os saberes ancestrais aos gostos, desejos e humores do nosso tempo.
A arte popular baiana incorpora ternura nas suas representações religiosas e constrói uma estética orientada pelo afeto e pela devoção

Bahia: Modos de viver, criar e produzir

Manejo sustentável, sabedoria de uso e as variadas técnicas artesanais

As fibras e as redes fazem parte do imaginário de um povo que sabe viver em plenitude a harmonia com a natureza de seu lugar no mundo.
A herança dos povos originais ecoa nas habilidades com o uso das sementes e no trançado das fibras. As elegâncias das combinações cromáticas e dos padrões das etnias ensinaram beleza a todas às novas gerações de criadores.

Bahia: Modos de viver, criar e produzir

Adornos corporais: beleza e identidade

A elegância do estilo dos adornos corporais são referências da marca Brasil. O uso da matéria natural estimula o talento criativo do artesanato da região e sua produção documenta o modo de vida característico baiano.

Bahia: Modos de viver, criar e produzir

Joias do Quilombo

A cultura africana trouxe os seus saberes com o uso de diferentes técnicas que utilizam as fibras. O uso da estrutura da piaçava inspira os trabalhos do grupo Joias do Quilombo.
Os cestos são tramados em fibra de piaçava na região de Ituberá. A matéria-prima é coletada nas palmeiras da própria terra quilombola e trançada em formas orgânicas. O acabamento é feito com linhas de palha da costa.

Filtre um evento CRAB

Tipo do Evento
Modalidade
Estado
Valor
⚠️ A Midiateca do CRAB está fechada para manutenção. Em breve poderão se encantar ainda mais com o artesanato brasileiro!